sábado, 27 de novembro de 2010

Fotografia - Cultura, Técnica e Expressão - Pós-graduação lato sensu - Especialização


A imagem fotográfica está presente no cotidiano das pessoas, nos albuns familiares, nos jornais, livros, revistas, televisão e nos meios digitais. Refletir sobre a importância histórica e cultural da Fotografia na sociedade contemporânea é a proposta do Curso de Pós-Graduação Lato sensu “Fotografia - Cultura, Técnica e Expressão”. O curso tem por objetivo capacitar fotógrafos, pesquisadores, estudantes e profissionais de diversas áreas, para a utilização da Fotografia como instrumento de trabalho, objeto de estudo e como meio de expressão estética. Aborda diferentes temas ligados à Fotografia, como a linguagem visual, o desenvolvimento histórico e os significados sócio-antropológicos da Fotografia, as suas vertentes expressivas, os campos atuais de aplicação profissional e acadêmica, as tecnologias fotográficas tradicionais e contemporâneas e outros.

Previsão de Início: Fevereiro de 2011
Carga Horária: 360 horas/aula
Duração: As disciplinas serão ministradas em até 12 meses; a elaboração e entrega do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) em até 6 meses, totalizando 18 meses para a integralização do curso.

As aulas serão ministradas Segunda, Quarta e Sexta-feira, de 19:00 às 22:30 e Sábado, de 8:30 às 12:00 horas, quinzenalmente, por professores locais, e de Segunda à Sexta-feira, de 19:00 às 22:30 e Sábado, de 8:30 a 12 horas, quando ministradas por professores externos.

O curso de Especialização destina-se a graduados em Comunicação Social, Arquitetura, Educação Artística, Ciências Sociais, Biblioteconomia, Desenho Industrial, Museologia, História, Geografia, Letras e áreas afins, que tenham interesse na Fotografia como instrumento de trabalho e documentação e como forma de expressão estética. Fotógrafos profissionais e amadores, estudantes de graduação, artistas e outros profissionais poderão cursar disciplinas como módulos de extensão.

A meta principal do curso é a formação de especialistas aptos a atuar no mercado de trabalho empresarial e institucional, na mídia impressa e eletrônica, em empresas de publicidade, órgãos públicos, organizações não-governamentais e outros, nos quais a Fotografia constitua atividade central ou complementar.

O curso é formado por 10 disciplinas de 36 horas-aula cada, as quais serão ministradas num período de 12 meses. Após o cumprimento dos créditos, os alunos de Pós-Graduação Lato sensu (Especialização) deverão elaborar, sob orientação docente, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no formato de um artigo para publicação, um ensaio teórico-prático ou um projeto fotográfico específico. As disciplinas podem ser cursadas, também, como módulos independentes, aos quais serão atribuídos certificados de Extensão Universitária de 36 horas/aula. O curso oferecerá as seguintes disciplinas:

a) Fotografia e História: A fotografia como fonte da memória, informação e documentação, como instrumento da ciência e objeto de arte. As várias descobertas da fotografia. A fotografia no Brasil e no Maranhão do século XIX e XX. A fotografia contemporânea: fotojornalismo, arte e outras mídias.

b) Linguagem Fotográfica: Gênese da Fotografia e Modernidade. Princípios de Composição Fotográfica. Técnicas de Comunicação Visual. Movimentos estéticos da Fotografia. Novos Equipamentos e Transformações na Linguagem Fotográfica.

c) Fotografia Analógica e Digital: O processo fotográfico tradicional e as novas tecnologias. Estrutura e funcionamento de câmeras analógicas e digitais. Captação e manipulação de imagens fotográficas pelo processo digital. Fluxo digital e gerenciamento de cores.

d) Fotografia e Identidade Cultural: Fotografia e o resgate da memória individual e coletiva. Antropologia Visual: a fotografia como instrumento e objeto de pesquisa; Fotografia, diversidade e memória. Mestres da Fotografia antropológica.

e) Fotografia e Comunicação: Fotojornalismo, teoria e prática. Os mestres do Fotojornalismo internacional e brasileiro; Fotografia e as Mídias Digitais. A Fotografia na Publicidade e Propaganda.

f) Organização e Preservação de Acervos Fotográficos: Restauração de fotos e negativos por processos químicos; A restauração digital de fotografias; Organização de acervos fotográficos analógicos e digitais. Os Museus da Imagem e do Som na preservação e difusão de acervos fotográficos.

g) Fotografia, Cinema e Vídeo Documentário: Fotografia documental e sua importância histórica. Os mestres da fotografia e do cinema documental. O filme documentário: Jean Rouch e o “cinema-verdade”. O filme documentário brasileiro. Fotografia documental contemporânea.

h) Elaboração e Implementação de Projeto Fotográfico: Fotografia como documento e como expressão; elaboração de projeto fotográfico; leis de incentivo e captação de recursos para projeto fotográfico. Editoração, publicação e exposição fotográfica.

i) Fotografia Social e de Eventos: A Fotografia na representação dos eventos sociais e culturais. Fotografia de Casamento e de Moda. Estúdio Fotográfico. Fotografia de teatro e dança. Arquitetura e vida urbana. Documentação fotográfica da vida rural, dos costumes e festas populares.

j) Elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso: Fundamentos da produção acadêmica em Fotografia. Instrumentos de análise de projeto Fotográfico. Elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em suas diferentes modalidades

Informações e Inscrições: Faculdade São Luís - CEPPE - Centro de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão - (098) 32146400 / 3214-6451 / 3214-6479

2 comentários:

Alex F Correa disse...

Adalberto, Sucesso no Curso de Especialização em Fotografia! Feliz 2011!

Angela Gonzalez disse...

Prezado professor, estou em outro estado (por enquanto) e gostaria de saber como faço para realizar minha matrícula. Eu poderia pagar a taxa de R$ 50 por depósito na conta da Faculdade São Luís e levar a documentação em fevereiro? Sou jornalista e especialista em Artes Visuais e meu contato é feliz.angela@gmail.com. Grata por sua atenção. Angela Gonzalez